top of page

Foto Cláudio Araújo

    ​Beto Vianna é doutor em contrabaixo pela University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre pela University of Southern Mississippi, e bacharel em música popular pela UNICAMP. Ao longo de sua carreira já se apresentou em importantes orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Campinas, Sinfonia Cultura e Orquestra da Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos foi contrabaixista das orquestras Gulf Coast Symphony, Meridian Symphony, Sinfonia Gulf Coast, Concerto Urbano, Champaign-Urbana Symphony, incluindo uma variedade de conjuntos abrangendo desde música barroca à contemporânea e jazz. Apresentou-se com importantes artistas brasileiros e internacionais como Danilo Caymmy, Chico César, João Bosco e com jazzistas norte-americanos John Clark (trompa), Jeff Coffin e Larry Panella (saxofone).

       Em 2000, juntamente com Thibault Delor foi um dos fundadores  da Orquestra de Contrabaixo Tropical, onde também foi arranjador e compositor. Em 2005, gravou o CD com obras do compositor Ernest Mahle como convidado da Orquestra Jovem da UNICAMP. Em 2006, iniciou seu mestrado com o Dr. Marcos Machado, período onde também atuou como regente e diretor da USM Jazz Lab II e contrabaixista do USM Jazz Sextet dirigido pelo saxofonista Larry Panella.

        Em 2007, ganhou o prêmio Outstanding Soloist do 7º North Texas Jazz
Festival, além de atuar em outros festivais de jazz 
nos Estados Unidos 

dividindo o palco com músicos como Speranza Spandling e Joe Lovano. Entre recitais e concertos enfatizando o repertório para contrabaixo solo, destacam-se o I Chicago Bass Festival em 2010 onde se apresentou juntamente com seu professor Michael Cameron e o concerto com The New Music Ensemble da Univerisdade de Illinois na primeira audição mundial da peça Tangents para 10 solistas do compositor Yao Chen. Em 2012, foi convidado para ser um dos professores do Festival de Verão da Universidade de Illinois, onde um de seus alunos recebeu o prêmio de revelação do festival.

        Devido ao seu interesse pela diversidade musical e pesquisa acadêmica envolvendo o contrabaixo, Beto Vianna tem se dedicado ao ensino e performance do contrabaixo enfatizando sua versatilidade nos mais diversos gêneros musicais. Sua filosofia de ensino é baseada num processo orgânico de aprendizagem capaz de desenvolver a habilidade

conhecimento musical do aluno através da prática consciente aliada ao seus objetivos musicais.

bottom of page